de 2014


13/04/10

As 10 melhores idéias de Leonardo Da Vinci


Da Vinci ajudou a revolucionar a ciência. E às vezes ele apenas sonhava com conceitos fantasiosos.

10. Escrita Espelho
Era um estratagema para evitar cópias, ou apenas uma forma de evitar a confusão de escrever com a mão esquerda? Seja qual for seus motivos, Da Vinci certamente gostava da escrita espelho: a maioria dos seus diários são rabiscados em sentido inverso.

9. Equipamentos de mergulho
A fascinação de Da Vinci com o mar lhe deu muitos projetos para exploração aquática. Seu traje de mergulho era feito de couro, conectado a um snorkel feito de cana e um sino que flutuava na superfície. Provando que o artista era também prático, a ação incluia uma bolsa que o mergulhador conseguia urinar dentro.

8. A ponte giratória
Sempre fã de escapadinhas, Da Vinci pensou que sua ponte giratória poderia ser melhor usada na guerra. Era feita com materiais resistentes, apostava em um sistema de corda e roldana de enrolar, e permitia que um exército pudesse escapar a qualquer momento.

7. O planador
A imaginação de Da Vinci estava cheia de idéias com capacidades para máquinas voadoras, incluindo vários planadores. Este modelo casca aberta, equipado com bancos e engrenagens para o piloto, não incluia um projeto para um capacete.

6. O canhão de cano triplo
Mais pensador do que lutador, o desgosto de Da Vinci para o conflito não o impediu de sonhar com desenhos de canhões mais eficientes como este. Esta arma teria sido mortal no campo de batalha, rápida e leve, com muita potência de fogo extra.

5. O Parafuso Aéreo
Os cientistas modernos concordam que ele pode nunca ter levantado do chão, mas o "design do helicóptero de Da Vinci" é ainda um dos seus mais famosos. A curiosa geringonça era para ser operada por uma equipe de quatro homens e poderia ter sido inspirada por um moinho de vento de brinquedo, popular na época de Leonardo.

4. A Cidade Ideal
Vivendo em uma Milan forjada com a peste, Da Vinci imaginou uma cidade mais eficiente que ele tivesse o orgulho de chamar de lar. Seus projetos arquitetônicos são altamente detalhados e até incluem estábulos com ventilação de ar fresco. Para o espanto de Milaneses modernos, ele não criou espaço para um estádio de futebol.

3. O carro auto-propulsionado

Não era nenhuma Ferrari, mas os projetos de Da Vinci para um veículo auto-propelido era revolucionário para seu tempo. Seu carro era de madeira movido pela interação de molas com rodas engrenadas. Os cientistas em um museu de Florença construíram uma réplica em 2004 e descobriram que funcionava como Da Vinci imaginou.

2. Tempo Geológico
As placas tectônicas? Não se preocupe. Enquanto a maioria dos seus contemporâneos, explicavam que os fósseis de moluscos no topo das montanhas eram restos do Grande Dilúvio, Da Vinci pensava ao contrário. Ele dizia que as montanhas deveriam ter sido litorais muitos anos antes de mudar gradualmente para cima.

1. O Homem Vitruviano
Da Vinci modelou a forma perfeita de um humano após proporções estabelecidas por Vitruvius, um arquiteto romano. O homem irritado, desenhado por Da Vinci tem razão para sorrir - ele agora é considerado uma das figuras mais conhecidas da Terra.


Fonte

Blog Widget by LinkWithin
Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Stumble It Share to Google Buzz Share to Orkut Mais...
Comentários
1 Comentários

1 Comentário:

Anônimo disse...

Legal! Já li uma teoria interessante sobre o modo de escrever de Leonardo Da Vinci. A teoria dizia que Leonardo tinha dislexia e, como fazem os dislexicos, criou uma maneira própria de escrever p/ que pudesse ler posteriormente sem problemas. Não sei se isso é sério, mas é interessante.

Postar um comentário